Dia 28 de junho estreia um dos filmes mais aguardados de 2018 e o mais esperado dos últimos 14 anos (pelo menos por mim): Os Incríveis 2. Depois de todo esse tempo, finalmente teremos a sequência da animação amada por muitos e que fez parte da vida/infância de tanta gente! Com esse lançamento, a Pixar terá chegado a marca de 20 filmes e, com isso, decidimos aqui internamente fazer esta votação para a eleição dos 10 melhores filmes da produtora.

Fui aí em 2015. Muito mágico!!

Desta vez tínhamos apenas uma regra: longa-metragens produzidos pela Pixar. Ou seja, apesar dos curtas serem muito bons (até melhores que certos filmes), eles ficaram de fora. Antes de vermos quais foram os 10 escolhidos, aqui vai a história de como um estúdio qualquer se tornou um titã do cinema e responsável por alguns dos maiores sucessos de todos os tempos.

Há 34 anos, ela era propriedade da Lucasfilm e se chamava The Graphics Group. Com esse nome, lançou o curta “The Adventures of André & Wally B.“, que, de acordo com algumas fontes, deu início à “era” da animação computadorizada. Dois anos depois, em 1986, o Steve Jobs (aquele mesmo) comprou a produtora da Lucasfilm, levou junto dele seus fundadores, Edwin Catmull e Alvy Ray Smith, e trocaram esse nome bem genérico pelo que conhecemos e amamos. A partir daí, só veio sucesso pro pessoal, porque não só revolucionaram o cinema com “Toy Story”, o primeiro longa feito 100% por computação gráfica, mas também faturaram uma quantia absurda de dinheiro, prêmios e admiração.

O resto é uma história que todos já conhecemos e ainda está sendo escrita, com muitos sucessos por vir. Dos 19 longas produzidos até aqui, 16 foram votados. Curiosamente, os 3 que não foram lembrados pelos votantes são os 3 filmes da franquia “Carros”. Já a mais famosa e bem-sucedida franquia da companhia, “Toy Story”, teve todos os seus 3 filmes votados, com dois figurando na lista final. No mais, como esperado, nada menos que 5 dos filmes aqui escolhidos como os 10 melhores da Pixar também constam de nosso Top 10 – Animações.

Ryan Fields e Rene Vettori, o casal 20 fundador do MetaFictions, em visita aos estúdios Pixar em sua lua-de-mel.

Agora, sem maiores delongas, vamos ao nosso Top 10 – Filmes da Pixar!

Sugestões para você: