Em 1º de setembro de 1902, Georges Meliés cravava um foguete no olho animado da Lua e começava um casamento que nascia fadado ao “feitos um para o outro”: o cinema e a ficção-científica. Se, na literatura, o elo já aguçava a imaginação, nas telonas ele atingiu o seu apogeu, transformando em imagem as visões de futuro que rondavam nossos devaneios mais loucos.

O gênero sempre serviu de metáfora para que os homens refletissem sobre o seu próprio tempo, espelhado em porvires. Nos anos de Guerra Fria, o auge dos filmes de invasões alienígenas: o inimigo vinha de fora, estava à espreita, pronto a invadir as fronteiras alheias. Nos anos 70/80, o Mal vinha da própria Ciência, com seus poderes infinitos e antiéticos, invadindo mentes e – principalmente – corpos. Hoje, o futuro se revela distópico. Nossa tecnologia, nossas máquinas e afins só realçaram uma certeza contemporânea: nunca nos sentimos tão sozinhos.

O MetaFictions – com os pés no chão e a cabeça nas estrelas (além de, é claro, pegar uma carona na estreia do novo Blade Runner) – deu a seus colaboradores a missão sideral de eleger os dez maiores filmes de ficção-científica do cinema. Para se ter uma ideia de como Mrs. Sci-Fi não dá mole e não se dobra fácil (e provando que cada um tem uma definição pra ela), só havia uma regra na seleção: não valia nem Star Wars, nem Star Trek. De resto, valia tudo, até dançar homem com homem e mulher com mulher – desde que trajando jalecos, trajes de astronauta ou roupinhas de ETs.

E você, leitor Metafictions, também é nosso convidado a deixar a sua opinião sobre a lista. Mas, não se iluda, se definir ficção científica já não é fácil, que dirá eleger os melhores 10 filmes do gênerol. Sente só o drama (ou os drones?) que rolaram entre nós:

. Nenhum, eu disse NENHUM, filme foi votado por todos. Apenas os dois primeiros colocados receberam 7 dos 9 votos possíveis;
. 41 filmes foram citados. Desses, 21 receberam apenas 1 voto.
. O Exterminador do Futuro foi votado em 2 filmes diferentes, o 1º e o 2º.
. Mesmo tendo recebido 10 votos, em 10 filmes diferentes, nenhum filme de alien entrou no Top 10.

Então, vamos lá! Porque, nesta lista, o céu (e também o mimimi da galera que não se conforma por não ter um voto sequer para a série Divergente) é, literalmente, o limite…

Sugestões para você: