Aproveitando o lançamento de A Múmia no dia 8 de junho, o pessoal aqui do MetaFictions resolveu se juntar e fazer o nosso já tradicional Top 10 de Filmes de Monstro, este gênero tão castigado por merdas fumegantes, mas também abrilhantado por obras-primas como algumas das que agraciam esta lista.

Filmes de monstro em geral brincam com o medo irracional que todos temos do desconhecido, do grotesco e do macabro. Foi exatamente com isso em mente que o visionário e lendário Georges Méliès fez aquele aquele que é largamente considerado o primeiro filme de terror e de monstro já feito, O Solar do Diabo (Le manoir du diable), um curta metragem mudo filmado em 1896 que basicamente tem o Diabo invocando algumas criaturas esquisitas para apavorar a vida de um sujeito qualquer.

Ser hater com essa lista ou não ser… eis a questão.

De lá para cá, do cinemão americano, passando pelo expressionismo alemão e chegando aos filmes de monstros gigantes japoneses, todas as escolas do Cinema se aventuraram pelo gênero, geralmente produzindo filmes horríveis que ganharam o status de cult justamente por serem patéticos, como o Vingador Tóxico e O Ataque dos Tomates Assassinos, ao mesmo tempo em que produziram gemas como Nosferatu e todo e qualquer filme de vampiro protagonizado por Christopher Lee.

Muitas vezes flertando descaradamente com a galhofa e tantas outras valendo-se do desconhecido para tecer uma alegoria a respeito dos medos irracionais e preconceituosos da sociedade, os filmes de monstro garantem quase sempre pelo menos uma boa dose de entretenimento, ainda que seja para rir de sua merdice.

Para essa lista, nós estipulamos duas regras bem simples: (i) o monstro não poderia ser alienígena, vampiro ou zumbi; (ii) o monstro precisa ter aparência monstruosa e agir monstruosamente, ou seja, nada de Odete Roitman ou Nazaré Tedesco.

Com isso, tivemos 35 filmes citados, com as curiosidades de que Godzilla, apesar de ter um milhão de versões, só foi citado na sua versão original de 1954; King Kong foi citado 4 vezes – 3 vezes na versão mais recente de Peter Jackson e 1 vez na versão original de 1933 – e a franquia Gremlins foi citada também 4 vezes,  2 vezes para o primeiro e 2 vezes para o segundo. Já o 1º lugar dessa lista foi citado por todos, sempre entre os três primeiros.

E, agora, sem maiores floreios, fiquem com o nosso Top 10 – Filmes de Monstro.

Comentem, odeiem, amem, mandem-nos para a casa do caralho, enfim, vocês sabem o que fazer.

Sugestões para você: