O maestro, aquele que rege, o que une a visão com a audição e a sensação. São muitos ‘instrumentos’ para serem colocados em perfeita harmonia. E o sacrifício mental e físico desses que recebem toda a pressão do filme resultam em uma criação que persiste pelo tempo. ‘O sacrifício é passageiro, mas o filme permanece’ (Alejandro González Iñárritu).”

Foram essas palavras de Renê Vettori, em nosso especial do Oscar 2017, que ilustraram o ofício de diretor de cinema. E aqui no MetaFictions a gente pensa em Cinema o tempo todo. Por causa desses fatores e da quase mórbida obsessão que Ryan Fields e o já citado Renê tem em listar, catalogar e ranquear tudo que acontece na vida deles, nós resolvemos inaugurar os “Top 10” do MetaFictions com a eleição dos 10 melhores diretores em atividade hoje em dia. O “em atividade”, é claro, acabou por excluir da lista gente graúda como Kubrick, Kurosawa, Tarkovski, Ed Wood e Roger Corman.

À exceção de Gabriel Eskenazi, que foi dispensado de votar por ter se obrigado a ir ver Velozes e Furiosos 8, todos os demais colaboradores do MetaFictions votaram, com um nome sendo unanimidade em todas as listas, o que explica não só seu 1º lugar, mas também explica a sua pontuação ter sido o triplo da pontuação do segundo colocado.

Ao longo das próximas páginas, apresentaremos aqueles que são os 10 melhores diretores ainda em atividade do mundo, acompanhados de uma breve descrição de seu trabalho e de 5 filmes obrigatórios de suas filmografias. Ao final teremos a lista de cada um dos votantes.

Não deixem também de votar na enquete da última página! Se faltou alguém, se deixamos de indicar algum nome obrigatório ou se esquecemos de incluir algum filme dos nomes que indicamos aqui, vamos discutir nos comentários. Em especial se a intenção for esculachar Ryan Fields e seu voto para Tim Burton como o melhor diretor em atividade no mundo.

Vamos à lista:

Sugestões para você: