Nesta 5a feira, dia 26/04/2018, chega ao cinemas Vingadores: Guerra Infinita. Inspirados por esse que promete ser o evento mais nerd e geek da história documentada do planeta Terra, nós do MetaFictions reunimos os críticos com seus superpoderes da prosa poética para apresentá-los ao nosso Top 10 – Filmes da Marvel. Tenho que deixar claro, antes de mais nada, que esse top é baseado nos personagens de propriedade intelectual da editora Marvel Comics. Era essa a nossa única regra para a votação, não importando o estúdio ou universo cinemático. Ou seja, pertencendo ou não ao chamado MCU, qualquer filme com qualquer personagem da Marvel, incluindo o genial, nostálgico e subestimado (ou não), “Howard, o Super-Herói“, estava valendo.

Primeiro filme da Marvel a mexer com meu coração.

Logicamente que, mesmo sendo amplo nas possibilidades de voto, essas duas ondas que assolam Hollywood, universos compartilhados e super-heróis, não existiriam sem o MCU (Marvel Cinematic Universe) e os seus ciclos de lançamentos, ou, como ficaram conhecidas, as “Fases”. Desde 2008 com a estreia de Homem de Ferro nos cinemas, 18 longas construíram minuciosamente personagens, mundos e histórias que cativaram nosso coração e deleitaram nossos olhos. Infelizmente, nada dura para sempre. Guerra Infinita chega para dar um fim (a ser concluído nos Vingadores 4 em 2019) a esta Fase 3 do MCU, causando uma ruptura sem precedentes e alterando drasticamente tudo desse universo que ainda está por vir.

Além de encher os bolsos do Mickey, a Marvel Studios é responsável por algo ainda mais notável. Ela conseguiu transformar uma cultura geek/nerd, motivo de bullying na década de 90, em algo mainstream, elevando os portadores desse conhecimento a popularidade, o que ainda, contudo, continua a não se traduzir em sexo. Diria eu que a Marvel salvou vidas.

Menção honrosa aos que quase foram convocados para esse time de filmes com poderes especiais.

Foram 23 filmes votados, com o nosso 1o colocado sendo a única película a receber votos de todos os participantes e, com a exceção de um, em primeiro lugar. Excepcionalmente apenas 3 obras receberam apenas um voto, o que é muito raro aqui no MetaFictions devido às diferentes predileções do nosso heterogêneo grupo. Tivemos 6 filmes de MCU (de 12 citados) entrando no top, assim como 4 filmes fora desse universo (de 11 citados).

Aproveitem a leitura e que o hate transborde!

Sugestões para você: