É chegado aquele momento aqui no MetaFictions que todos se sentam para escolher os 10 melhores filmes do ano passado. Claro que em meio a esse processo, advogamos pelas nossas obras favoritas, tentamos ver tudo que mais está sendo votado por nossos colegas e, como não podia deixar de ser, julgamos com muito hate os votos dos outros em filmes que sequer consideramos bons (confira os votos individuais na última página!).

E que ano foi 2018, hein?! Tivemos bons lançamentos em todos os gêneros e facilmente poderíamos fazer um Top 20 de extrema qualidade, basta conferir nosso As Obras Mais Bem Avaliadas de 2018 (aproveite e confira também as bombas que tivemos que resenhar em As Obras de Pior Avaliação de 2018). Mas diferente de nosso Top 10 – Melhores Filmes de 2017, no qual figuraram somente obras lançadas nos cinemas, em 2018 a NETFLIX fez o favor de lançar consistentemente toda semana obras que pagaríamos um ingresso parar assistir, causando uma mudança importante na distribuição de longas no mundo. Essa mudança foi tão impactante que se refletiu em nosso Top 10 apresentado hoje, com 40% da lista composta ou por longas originais da plataforma ou distribuídos no Brasil por ela.

Menção honrosa aos que quase chegaram lá.

A nossa regra de voto era muito simples. Todos os longas lançados de 01/01/2018 até 31/12/2018 no Brasil, tanto nos cinemas quanto em plataformas de streaming, estariam aptos. O resultado obtido, com 50 obras citadas, mostra a diversidade e heterogeneidade de nosso grupo de 10. Para se ter uma ideia, apenas 4 dos 10 filmes receberam 5 ou mais votos, com o 1o colocado obtendo 6 votos de 10 possíveis e ainda assim não alcançando a metade da pontuação máxima.

Alguns blockbusters badalados e premiados no Globo de Ouro entraram na lista final, assim como pérolas alternativas que certamente merecem a sua atenção, seja você um cinéfilo apaixonado ou um telespectador casual. Não esqueça de dar a sua opinião nos comentários e deixar o seu Top 10 para a nossa apreciação! E que o hate transborde.

Sugestões para você: