Próximo domingo, dia 16 de julho, é a estreia mundial da 7ª e penúltima temporada de “Game of Thrones” ou GOT, a série cuja musiquinha de entrada não sai da cabeça e que é assistida invariavelmente por todo mundo, nem que seja só para comentar qualquer merda a respeito no escritório ou no colégio no dia seguinte. O fato é que, se você não assiste GOT, você provavelmente se sente excluído e já teve que levar muito desaforo para casa porque o incesto é algo no qual você não vê a menor graça.

Mais ou menos da virada do século para cá, em um movimento largamente capitaneado pela mesma HBO que produz GOT, a televisão se tornou um terreno fértil e abundante de ideias. Onde antes, por medo de se perder anunciantes, as emissoras não se arriscavam e seguiam à risca fórmulas consagradas como sitcoms (Friends, Seinfeld e afins) ou séries policialescas (Law and Orders, Miami Vice e afins), agora as TVs a cabo, com um faturamento garantido pelas assinaturas, não viam problema em se arriscar, em apostar no novo, no original, no autoral.

Assim a HBO, responsável por nada menos que 5 das séries aqui listadas, começou com Sopranos (e depois seguiu com Band of Brothers, A Sete Palmos, Roma…) e hoje as plataformas de streaming levam isso à enésima potência, já que seu faturamento é ainda mais garantido e o consumo on demand não só permite como também exige originalidade e variedade para sobreviver.

E isso brindou o público com obras magníficas, que elevaram a produção televisiva a um nível artístico que hoje rivaliza e/ou suplanta aquele do nosso tão amado Cinema, permitindo séries que falam sobre temas extremamente gráficos e adultos, como sexo e violência, e de forma mais realista e verossímil. As novas gerações não vão saber isso, mas a primeira vez que eu ouvi alguém mandando o outro se foder na televisão foi um momento de êxtase absoluto. Hoje é comum e é ótimo que seja.

Com isso em mente, o pessoal aqui do MetaFictions votou nas melhores séries do século XXI, com apenas três regras simples: a série precisa ser de ficção, não pode ser animada e tem que ter tido a maior parte de suas temporadas nesse século. Com essas regras, tivemos 38 séries mencionadas, NENHUMA série de comédia entrou no Top 10 (apesar de algumas terem sido votadas), o primeiro lugar da lista foi votado por todos (menos pelo Marco, que nunca a viu) e tivemos a sentidíssima ausência de Band of Brothers da lista, embora tenha sido votada por quase todo mundo.

Fiquem agora com o Top 10 das melhores séries do século XXI conforme votado pelos colaboradores do MetaFictions, o melhor site de entretenimento dos sete reinos. It is known.

Sugestões para você: